top of page
22528492_1908557652726281_24941240367104
ef77e7ac-8543-4d16-b376-4216a8ba5d4b (1)

SÍTIO DO CAÇADOR

Produtores:

Verônica e Jorge

Produtos:

Frutas, verduras, legumes, ervas, temperos, mel, pão e PANCs

Local de produção:

Seropédica (RJ)

Apresentação

Éramos pessoas "comuns", vivíamos na cidade do Rio de Janeiro, tínhamos um trabalho convencional, morávamos em apartamento... Enfim, pessoas normais, mas com inquietações anormais. 

 

Queríamos mais tempo livre, mais espaço, plantas, bichos, árvores, natureza. 

 

Quando a cidade ficou grande demais para nós, resolvemos morar no sítio que temos em Seropédica, a 80 km do Rio de Janeiro. 

 

A vida por aqui não é das mais fáceis também, principalmente com o aquecimento do planeta. Sim, isso existe. Quem está próximo à Natureza sente isso bem de perto. 

 

Conseguir água no meio da Natureza é um grande desafio. Temos um poço e duas nascentes no sítio, mas estão praticamente secas, assim como o rio que passa na propriedade do meu vizinho. Isso acontece por aqui há dois ou três anos. Nunca foi assim. Aqui não temos água encanada, que aliás também está correndo risco real de sumir das torneiras.

 

Mas apesar de tudo, temos espaço, muitas plantas, alguns bichos, muitas árvores, e estamos no meio da Natureza. E temos tempo, temos o tempo da Natureza, de plantar, brotar, crescer, florescer, frutificar... Poder contemplar isso é  o máximo que podemos querer da vida neste momento.

 

A Natureza não nos dá folga. Sempre tem um mato pra capinar, mudas para transplantar, mandioca pra colher, banana para ferver, sempre tem assunto por aqui. Somos pessoas extremamente preocupadas com o Planeta. Gostaríamos que os outros percebessem a beleza da simplicidade. No Sítio do Caçador o grito de ordem é: menos sempre é mais!

 

Começamos economizando, reaproveitando, coletando água. Água é uma preocupação constante por aqui. Economizamos processos, cortamos desperdícios, reaproveitamos o que se pode e o que se acha que não pode.

 

Quando estava na 5ª série do 1o. grau a professora de Ciências disse: no Universo nada se perde, tudo se transforma. E seguimos este mandamento à risca.

 

Separamos todo nosso lixo,  reaproveitado por aqui mesmo o máximo possível. Garrafa vira tijolo ecológico, vira saco para plantar mudas, e assim por diante. O que não serve para nós vai para a cooperativa de catadores local. Nossas embalagens não servem para te convencer a comprar um produto, são para acondicionar o que você comprou, para que chegue inteiro à sua casa.

 

Não queremos gerar lixo, NÃO PODEMOS GERAR LIXO.

 

Nossos produtos da terra são 100% orgânicos. Na nossa propriedade não entra nenhum pesticida, agrotóxico ou fertilizante que não seja natural. Nenhum animal recebe hormônios ou antibióticos.

 

Nos produtos da cozinha gostaríamos de sempre utilizar ingredientes locais e orgânicos, infelizmente nem sempre é possível. Mas não vamos parar de procurar até conseguir!

 

Gostaríamos que cada um tivesse tempo de cultivar sua própria comida, mas como isso não é possível tentamos levar um pouquinho do nosso sítio para a cidade. Você pode visitar-nos para saber exatamente de onde vem a sua comida!

 

Estamos chegando agora, faz dois anos que estamos por aqui. Em relação à Natureza é como se acabássemos de chegar. Estamos nos entendendo, vendo o que cada um pode dar... Conectando-nos com tudo. Nossa linha de produtos é pequena ainda, mas vai aumentando. Estamos conversando com outros pequenos produtores locais para incluir mais variedades na nossa lista e também para auxiliar a escoar a produção dessas pessoas.

 

Sei que vão dizer que temos alguns pecados, como os brownies e outros produtos com açúcar, mas ninguém é perfeito... Nem monge.

 

Verônica e Jorge.

Características da produção:

Agroecológico, familiar, sem lactose, sem glúten, sem conservantes, vegano

Contatos:

E-mail: vero.leal@terra.com.br

Telefone: (21) 99575-5953

Galeria de fotos:

bottom of page